para 2020

Matrículas da rede estadual começam nesta sexta-feira

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

A partir desta sexta-feira, já é possível fazer a matrícula para a rede estadual e municipal de ensino. Nesta sexta-feira, começa o período de inscrições para quem deseja ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Ensino Médio Curso Normal, Aproveitamento de Estudos do Curso Normal e Educação Profissional, deve ficar atento ao prazo:de 1º a 24 de novembro.

As inscrições podem ser feitas no site da secretaria estadual de educação (para escolas estaduais), na Central de Matrículas (para rede municipal e estadual) ou em qualquer escola do município. A Central de Matrículas funciona na Serafim Valandro, 369 (ao lado da Escola Cícero Barreto). O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 17h30min.  

DE OLHO NA FREQUÊNCIA
Para alunos com frequência de 75% ou mais, a rematrícula será feita de forma automática. Caso seja preciso a atualização de algum documento, a própria escola entrará em contato com os responsáveis dos estudantes. Para aqueles com infrequência superior a 25%, o procedimento deverá ser feito de forma presencial nas instituições de ensino. Pela primeira vez, os alunos maiores de idade que tiveram suas matrículas canceladas por infrequência em 2019, serão considerados alunos novos em 2020.

TRANSFERÊNCIAS
As transferências de alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º e 3º anos do Ensino Médio, deverão ser realizadas pelo site de 6 a 17 de janeiro de 2020. No caso da Educação para Jovens e Adultos, as inscrições e transferências, pela primeira vez, serão realizadas pelo site, de 6 a 22 de janeiro de 2020.

REMATRÍCULA

  • O processo é feito automaticamente. Se houver necessidade de atualizar algum documento, a escola entrará em contato. O prazo é de 28 de outubro a 27 de novembro de 2019.
  • Para alunos com menos de 18 anos e frequência inferior a 75%, os pais deverão ser chamados na escola para fazer o processo nesse mesmo prazo.

INGRESSO 

  • O processo será realizado online pelo site www.educacao.rs.gov.br. Quem deseja ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Ensino Médio Curso Normal, Aproveitamento de Estudos do Curso Normal e Educação Profissional, deve ficar atento ao prazo de 1º a 24 de novembro. Depois, a confirmação da vaga deverá ser feita nas escolas entre 02 a 17 de janeiro de 2020.

TRANSFERÊNCIAS

  • Para as transferências de alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º e 3º anos do Ensino Médio, deverão ser realizadas pelo site de 6 a 17 de janeiro de 2020. A confirmação nas escolas deverá ser feita entre 27 de janeiro de 2020 e 07 de fevereiro de 2020.
  • Para alunos com mais de 18 anos e com infrequência superior a 25%, e que tiveram matrículas canceladas em 2019, deverão fazer todo o processo de transferência conforme a Portaria, pois serão considerados alunos novos em 2020.

EJA

  • Tanto para inscrição, quanto para transferência, o processo deve ser feito pelo site entre 06 e 22 de janeiro de 2020. A confirmação da vaga deverá ser feita na escola entre 03 e 14 de fevereiro de 2020.

As inscrições e transferências online somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas, e mediante a entrega dos seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento do aluno, comprovante de escolaridade; 
  • Comprovante de residência do responsável; 
  • Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental - CNS (Cartão Nacional de Saúde), do NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

UFSM está entre as universidades brasileiras mais empreendedoras do país

ENEM 2019: confira as dicas para a prova de Português Próximo

ENEM 2019: confira as dicas para a prova de Português

Educação